sexta-feira, 12 de junho de 2009

Casa Eficiente NGC by EDP



Hoje fui ao Parque das Nações, às 9.30 da manhã. Boa hora, huh?
Estacionámos ao pé do casino, onde estava um brilhante outdoor a dizer "Monólogos da Vagina". Assustador.
Depois caminhamos alegremente (ou não) até ao pavilhão do conhecimento, com o objectivo de ver a Casa Eficiente. Eram 9.45h, aquilo só abria às 10h.
Gastamos esses 15 minutos a passear pelo parque, parte dos quais o meu pai me ouvia a reclamar. "Isto está tudo sujo!" "Mas porque é que estão a construir aquilo em frente à torre?!" "Olha para aquela parede... está quase a cair..." "Está tanto calor!!!" etc... O costume.
Passados esses 15 minutos dirigimo-nos até à casa eficiente, que se encontra perto dos repuxos do Pavilhão do Conhecimento. Os jovens deram-nos dois sacos com coisinhas lá dentro! Eu adoro sacos com coisinhas lá dentro. Tinha um pilhão em cartão, etiquetas para colar nos electrodomésticos (para alertar sobre o excesso de consumo de energia) e um guia de eficiência energética.
A casa em si era pequena. Entrava-se directamente na cozinha: todo o tipo de aparelhos eléctricos tinha uma mensagem ao lado, para alertar para o correcto uso do mesmo.
Era esse o conceito básico. Alertar-nos para como utilizar os aparelhos. Por essa razão todas as divisões tinham alertas.
Gostei especialmente da sala. Apesar de, aparentemente, a televisão não ser verdadeira (tal como o computador, os telemóveis, etc.), esta tinha um aspecto agradável. Além do mais, foi na sala que me apercebi que se deixarmos o carregar do telemóvel ligado à corrente, mesmo sem estar a carregar, ele gasta energia! Eu não fazia ideia. Vergonhoso. Eu deixava-o sempre ligado! (Como aquilo não aquece, pensei que não consumia energia...)
Como não podia deixar de ser, a casa tinha colectores solares, paredes bem isoladas, janelas igualmente bem isoladas, e coisas caríssimas que quase ninguém pode comprar.
Mas gostei da ideia. Está no local ideal. Devem passar naquela zona umas boas centenas de pessoas por dia. Espero que essas pessoas se dêem ao trabalho de visitar a casa. E espero que tu também a visites.

Clica aqui para veres o site da iniciativa.
[29 de Maio até 5 de Julho - entrada gratuita]

2 comentários:

  1. Essa do carregador já sabia, por acaso. Desligo-o sempre que não está a carregar, excepto quando ainda estou meia adormecida e me esqueço x)

    Acho que este tipo de exposições e alertas são importantes para alertar as pessoas. Há muito boa gente que precisa disto para pensar nas consequências dos seus actos e mudar os hábitos que têm tido ao longo de toda a vida...

    ResponderEliminar
  2. Não, não vou. E a morte dela foi uma daquelas coisas da fama, um fã louco, ou alguém a tentar ganhar atenção, ou ciúmes. Essas coisas.
    Obrigada :3

    Não me apeteceu comentar este teu post (preguiça...), mas já agora aproveito.
    Tal como a Joana, também sabia disso do carregador e tenho sempre montes de cuidado. Há algumas coisas que eu tenho sempre desligadas da ficha, como a impressora e a PlayStation (é a única maneira de tirar de standby, também...) quando não estou a usar, por causa das coisas.
    Toda a iniciativa é boa, mas parece-me muito hipócrita vinda da EDP. Não sei.

    ResponderEliminar